Blog da FIIK


Como fazer uma festa gastando pouco

Você quer saber como fazer uma festa gastando pouco?
Como fazer uma festa gastando pouco

Você quer saber como fazer uma festa gastando pouco?

Quando o assunto é festa, existe expectativa dos dois lados: convidados e anfitriões. Para que tudo saia conforme o esperado, muito planejamento e empenho são necessários, mas a boa notícia é que é possível fazer uma festa gastando pouco, mas, ao mesmo tempo, muito divertida. É claro que alguns fatores influenciam bastante no orçamento final, como quantidade de convidados, escolha do local, decoração, contratação de profissionais, buffet etc. Porém, mesmo variando de festa para festa, é possível preparar uma festa gastando pouco – ou, pelo menos, um valor menor do que você imaginava – e, mesmo assim, inesquecível.

Vamos aos tópicos.

Diminua a lista de convidados: quando imaginamos uma festa, logo de cara começamos a pensar nas pessoas que queremos por perto, certo? Então prepare o papel e a caneta ou aquele aplicativo de anotações e escolha os convidados. É claro que, se a intenção aqui é fazer uma festa gastando pouco, o ideal é uma quantidade pequena de pessoas. Escolha as mais próximas, aquelas que não poderiam ficar de fora de forma alguma.

Procure por um espaço (salão ou chácara) que tenha o aluguel acessível para o seu bolso: de todos os pontos que serão abordados nesta lista, talvez este seja o tópico mais "influenciador" no orçamento final de sua festa. Isso porque cada tipo de festa demandará um tamanho de espaço. Atrelando já ao tópico anterior, depois de pensar na lista de convidados, vamos pensar no lugar. Se for uma festa mais informal, com poucos convidados, é possível alugar um salão menor ou uma chácara pequena, por exemplo. Se você não conseguir diminuir a quantidade de pessoas, procure por espaços maiores, mas que não sejam tão luxuosos. A decoração dará conta e o espaço ficará perfeito para o evento. Assim que decidir a data da festa, já pesquise as opções disponíveis de acordo com o que você deseja - espaço aberto, espaço fechado, no centro da cidade, afastado da cidade... Assim você pode negociar o valor e, dependendo do local, já ir pagando até a data da festa. Os gastos serão baixos e não cairão tudo de uma vez, contribuindo para o planejamento de fazer uma festa gastando pouco.

Foto: Ideia de local para festa de casamento.

Determine um horário: quando planejamos uma festa, é natural que queiramos que ela dure o máximo de tempo possível. Se for um almoço, queremos estender até a noite, se começar à noite, queremos estender até de madrugada. Porém, para um orçamento um pouco mais enxuto, o ideal é que seja estipulado e informado um horário de encerramento para não contarmos com imprevistos do tipo "acabou a cerveja!". Quando você tem em mente o tempo de durabilidade da festa, é mais fácil saber a quantidade de comes e bebes e, obviamente, menor será essa quantidade se menos tempo houver de festa. Não iremos recomendar esse tempo aqui, pois isso é muito particular de cada um, mas uma dica que achamos válida é a seguinte: é mais interessante uma festa que dure quatro horas e seja bem preparada, com variedades de comes e bebes e uma bonita decoração, do que uma festa que dure seis horas e não conte com uma boa organização. Concordam? 

São detalhes como esses que muitas vezes não pensamos ou levamos em conta e que fazem a diferença na hora de preparar uma festa gastando pouco.

Escolha um tema mais amplo: ao pensar no tema e na decoração de sua festa, tente escolher algo que não seja muito específico, como “Anos 60”, por exemplo. O ideal é que você tenha um leque grande de opções de cores e materiais para que os consiga já prontos de fornecedores. Tudo que é personalizado é mais caro, claro, então é legal pensar em opções mais gerais; isso gera uma decoração mais barata, porém, ainda assim, muito bonita. Dessa forma, também, você não precisará se preocupar se está “fugindo do tema” e da ideia de organizar uma festa gastando pouco.

Escolha a opção mais simples do buffet elegido: quando você entrar em contato com fornecedores de buffet, verá que grande parte deles oferece listas com muitas opções, que variam do simples ao sofisticado. Não entenda o simples como ruim; o simples é apenas mais básico. Por exemplo, em vez de você servir 5 tipos de entrada, 2 tipos de prato principal e 8 tipos de docinho, escolha 2 tipos de entrada, 1 tipo de prato principal e 4 tipos de docinho. Essa escolha diminuirá seus gastos e atenderá muito bem a sua festa; apenas é interessante saber previamente qual o tipo de comida que mais agradaria os seus convidados!

Encontre aqui na FIIK os serviços desejados: no site da FIIK, você encontrará tudo o que precisa para fazer a sua festa acontecer! Buffet, bolo e docinhos, aluguel de mesas e cadeiras, convite e lembrancinha, decoração, banda, dj, mestre de cerimônia, cerimonialista, recreador infantil, chácaras e fazendas, foto e filmagem, garçom, seguranças e muito mais para fazer qualquer tipo de festa e, o melhor, gastando pouco. Tenha menos motivos para se preocupar e mais tempo para aproveitar!